Qual das alternativas aponta correta definição de corrida de orientação?

Qual das alternativas aponta a correta definição de corrida de orientação?

Resposta: b) É um esporte de corrida que só se aplica na natureza, vencerá quem chegar primeiro. Explicação: A corrida de orientação, também conhecida como o “desporto da floresta”, corresponde atualmente a uma necessidade que o homem tem de recuperar o contacto com a natureza.

O que é corrida de orientação *?

A Corrida de Orientação, ou simplesmente ORIENTAÇÃO é uma moderna modalidade desportiva que usa a própria natureza como campo de jogo. É um desporto em que o praticante tem que passar por pontos de controle (PCs) marcados no terreno, no menor tempo possível, com o auxilio de um mapa e de uma bússola.

Qual o objetivo da corrida de orientação?

A Corrida de Orientação é uma modalidade esportiva onde tem como objetivo conservação da saúde física e mental, tendo em vista as diferenças de desnível, vegetações a se percorrer, as condições do clima que influenciam o terreno, facilidades da aprendizagem e prática é como se orientar um mapa e a utilização do mapa no …

É INTERESSANTE:  O que acontece com a ginástica na Idade Média?

Quais são as modalidades da corrida de orientação?

A Orientação pode ser dividida em quatro modalidades: Pedestre, Mountain Bike, Precisão (cadeirantes) e Ski (praticado em países onde há neve).

Como fazer uma corrida de orientação?

Pesquise textos e imagens sobre a corrida de orientação e apresente ao grupo uma aula expositiva. É importante mostrar um exemplo de mapa. E, se possível, convide um árbitro ou um praticante da atividade para conversar sobre a prática com a turma.

Quais são as regras básicas da orientação?

Regra 1 – Orientação é um esporte no qual os competidores navegam de forma independente através do terreno. Os competidores, auxiliados somente por mapa e bússola, devem visitar no menor tempo possível uma série de pontos de controle marcados no terreno.

Quais são os equipamentos utilizados na corrida de orientação?

Equipamento necessário para praticar orientação

  • O mapa de Orientação. O mapa é o único material que é considerado obrigatório para a prática de Orientação. …
  • A bússola. …
  • O picotador. …
  • O cartão de controle. …
  • O fato de Orientação. …
  • As perneiras. …
  • O calçado de Orientação.

O que não é uma corrida de orientação *?

* a) UMA CORRIDA INDIVIDUAL, CONTRARRELÓGIO. b) É A ARTE DE NAVEGAR POR TERRAS DESCONHECIDAS COM O AUXÍLIO DE UM MAPA TOPOGRÁFICO E UMA BÚSSOLA, c) O ORIENTISTA PERCORRE SEU PRÓPRIO ITINERÁRIO, UTILIZANDO MAPA E BÚSSOLA.

Que outros nomes podem ser dados para uma corrida de orientação?

Também conhecida como “rali a pé”, trekking ou “enduro a pé”, na corrida de orientação, o atleta percorre os mais variados tipos de terreno, como campos, matas, trilhas e até áreas urbanas, porém as práticas tradicionais são realizadas na natureza.

Para que serve a carta topográfica na corrida de orientação?

Nela encontra-se marcado o percurso que deve ser realizado no menor tempo possível. O orientador também pode conduzir uma bússola a fim de ajudar na localização dos pontos de controle e na orientação da carta. … A escolha do percurso e a capacidade de se orientar através do terreno são a essência da orientação.

É INTERESSANTE:  Como é cortada a grama dos estádios?

Qual a função da bússola na corrida de orientação?

A bússola servirá para orientar o mapa com o norte magnético.

Quem influenciou a corrida de orientação no Brasil?

A Orientação chegou ao Brasil na década de 70, nomeadamente no ano de 1971 pela mão do Coronel Tolentino Paz. Ele foi o responsável máximo pela introdução e organização das primeiras competições militares de Orientação no Brasil.

Como surgiu a corrida de orientação no Brasil?

O esporte surgiu em 1912 com atletas de atletismo que antes, apenas corriam. A modalidade chegou ao Brasil somente em 1970 e passou a ser mais conhecida na área da educação física a partir de 1974 quando a Escola de Educação Física do Exército a incluiu em seu currículo.

No alvo