Quais são os principais aspectos cognitivos que o voleibol trabalha?

Quais são as principais aspectos cognitivos que o voleibol trabalha?

O aprendizado do voleibol promove benefícios nestes aspectos, tais como: # Cognitivo: Conhecimento de técnica, táticas e regras do jogo; descoberta e transmissão das noções elementares do voleibol.

O que o voleibol trabalha?

Desenvolve agilidade, coordenação, velocidade e equilíbrio: Devido às rápidas mudanças de ritmo e direção, o voleibol coloca um grande número de exigências nas habilidades técnicas e físicas de um jogador. Durante o decorrer de uma partida, os jogadores são obrigados a servir, passar, definir, atacar e bloquear a bola.

Qual a importância do voleibol no contexto escolar?

Os benefícios do voleibol no contexto escolar nos anos iniciais são o desenvolvimento motor na percepção de lateralidade tempo e espaço e a promoção da saúde dos indivíduos, pois, ao ser aplicado na escola tal prática vai além desse benefício visto que este esporte viabiliza o desenvolvimento de inúmeros aspectos …

Quais são as fases da aprendizagem de habilidades motoras no voleibol?

Na realidade os fundamentos básicos do voleibol-passe, recepção ou domínio e finalização – são elementos necessários para a prática inclusiva e podem ser aprimorados por meio do treinamento específico.

É INTERESSANTE:  Resposta rápida: Como o Brasil auxilia na inclusão social de atletas com deficiência?

Quais habilidades uma pessoa que joga câmbio precisa?

Assim como o vôlei, a prática envolve saque e recepção. Na tentativa de domínio de bola, o mesmo jogador pode tocar na bola várias vezes. Não é permitido receber, dominar ou passar a bola com os pés.

Quais são as principais características do Minivoleibol?

Entre as principais características do mini voleibol estão à redução do tamanho da quadra de jogo e as possibilidades de ser adaptado em espaços reduzidos. Pode ser praticado 1×1, 2×2, 3×3 ou 4×4.

Quais os benefícios do voleibol *?

Fortalece o corpo, estimula os membros superiores e inferiores, aumentando a flexibilidade e a coordenação motora. Melhora as capacidades cardiorrespiratórias. Auxilia na perda de peso, como todas as atividades físicas. E alivia o estresse, pela adrenalina da competição.

Como é que se joga o voleibol?

O jogo é iniciado por uma das equipes que dão o saque, lançando a bola para o lado da equipe adversária. Após o saque, a bola deve ultrapassar a rede, onde os jogadores adversários evitam que caia em seu campo, utilizando no máximo três toques. O jogo é dividido em sets, quem vencer os três primeiros, ganha a partida.

O que é voleibol e suas regras?

O Voleibol é um esporte executado em uma quadra com duas equipes separadas por uma rede, e seu objetivo é colocar a bola no chão da equipe adversária. Para isso, a sua principal característica é o uso das mãos. … A bola no chão da quadra adversária equivalia a um ponto para o seu time.

Quais materiais são utilizados para a prática do voleibol na escola?

Os produtos podem estar disponíveis para auxiliar na instrução de habilidades do esporte.

  • Voleibol. O tamanho da bola não deve ultrapassar 81 centímetros de circunferência e não pesar mais de 225 gramas, seguindo ao máximo o tamanho da bola segundo o regulamento. …
  • Quadra. …
  • Rede. …
  • Antenas. …
  • Postes. …
  • Carrinho/Saco para Bolas.
É INTERESSANTE:  Em qual ano foi registrado a primeira participação da natação nos Jogos Olímpicos?

8.02.2013

O que aprendemos nas aulas de voleibol?

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprender os fundamentos básicos do voleibol – defesa, saque e ataque. Experimentar e coordenar os diferentes movimentos corporais relacionados ao jogo do vôlei, interagindo com os colegas, com os espaços e com os materiais.

Quais são as habilidades básicas para o voleibol?

Um time que deseja competir em nível internacional precisa dominar um conjunto de seis habilidades básicas, denominadas usualmente sob a rubrica “fundamentos”. Elas são: saque, passe, levantamento, ataque, bloqueio e defesa.

Para quem está iniciando no voleibol quais os 3 fundamentos que devem ser aprendidos primeiro?

Os fundamentos básicos do voleibol são cinco: saque, ataque, bloqueio, levantamento e recepção. Esses fundamentos são técnicas que começaram a ser executados nos jogos e acabaram se tornando uma prática do vôlei.

Quais são os tipos de habilidades motoras?

As Habilidades Motoras Básicas são: Locomotoras (correr e saltar), as Estabilizadoras (equilibrar e rolar) e as Manipuladoras (arremessar, receber, chutar, rebater e quicar).

No alvo