Pergunta frequente: Como fazer uma corrida de orientação?

Como é praticada a corrida de orientação?

A Corrida de Orientação, ou simplesmente ORIENTAÇÃO é uma moderna modalidade desportiva que usa a própria natureza como campo de jogo. É um desporto em que o praticante tem que passar por pontos de controle (PCs) marcados no terreno, no menor tempo possível, com o auxilio de um mapa e de uma bússola.

O que é corrida de orientação na escola?

A corrida de orientação é um esporte que consiste em percorrer um terreno desconhecido com o auxílio de um mapa preparado para este fim e também de uma bússola. Este esporte se mostra muito promissor, pois é uma atividade física completa, que uni o físico com a inteligência.

Como praticar orientação?

O Esporte Orientação, também chamado simplesmente de Orientação, é uma corrida ou caminhada em um parque ou área rural, utilizando um mapa e uma bússola, esta opcional, em que o praticante percorre um itinerário passando por pontos de controle1 marcados no terreno em uma ordem estabelecida.

É INTERESSANTE:  Qual a função da linha de 3 metros no vôlei?

Quando e como a Corrida de Orientação chegou ao Brasil?

O esporte surgiu em 1912 com atletas de atletismo que antes, apenas corriam. A modalidade chegou ao Brasil somente em 1970 e passou a ser mais conhecida na área da educação física a partir de 1974 quando a Escola de Educação Física do Exército a incluiu em seu currículo.

Qual é o objetivo da corrida de orientação?

A Corrida de Orientação é uma modalidade esportiva onde tem como objetivo conservação da saúde física e mental, tendo em vista as diferenças de desnível, vegetações a se percorrer, as condições do clima que influenciam o terreno, facilidades da aprendizagem e prática é como se orientar um mapa e a utilização do mapa no …

Qual é o principal objetivo da corrida de orientação?

Modalidade desportiva de ar livre que tem a sua origem na Suécia no ano de 1918 com o Major e Escuteiro E. Killander. O objetivo é realizar um percurso em contrarrelógio, definido por um conjunto de pontos de controlo, marcados num mapa, que terão que ser encontrados pelo praticante.

Como organizar uma corrida de orientação na escola?

Pesquise textos e imagens sobre a corrida de orientação e apresente ao grupo uma aula expositiva. É importante mostrar um exemplo de mapa. E, se possível, convide um árbitro ou um praticante da atividade para conversar sobre a prática com a turma.

O que é orientação na educação física?

Orientação é uma moderna modalidade esportiva que usa a própria natureza como campo de jogo. Orientação é um esporte em que o praticante tem que passar por pontos de controle marcados no terreno no menor tempo possível, com o auxilio de um mapa e de uma bússola.

É INTERESSANTE:  O que é ginástica hit?

Quais são os equipamentos utilizados na corrida de orientação?

Equipamento necessário para praticar orientação

  • O mapa de Orientação. O mapa é o único material que é considerado obrigatório para a prática de Orientação. …
  • A bússola. …
  • O picotador. …
  • O cartão de controle. …
  • O fato de Orientação. …
  • As perneiras. …
  • O calçado de Orientação.

O que é orientação pedestre?

Orientação Pedestre

Os pontos de controle são unidos, segundo a sua ordem, por traços, sendo normalmente dispostos de forma circular de modo a evitar que os concorrentes tenham vantagem em alterar a ordem de realização dos pontos de controle.

Quais os tipos de terreno e de que forma devemos praticar esportes de orientação?

Orientação é um esporte no qual, a pé ou através de um meio de transporte não motorizado, percorre- se um percurso previamente determinado, descrito em um mapa de orientação e balizado por pontos de controle, em meio aos mais variados terrenos: Florestas, campos, parques, áreas urbanas e etc.

Qual o procedimento do atleta se perder o mapa de orientação?

4. – O atleta tem que provar que passou nos pontos de controle, a prova se dar ,através do cartão de controle, o atleta que não picotar o seu cartão de controle será desclassificado, se o mesmo perceber antes da chegada, poderá voltar até o prisma, de onde ficou sem o picote e picotar-lo, e então correr até a chegada.

Quem influenciou a corrida de orientação no Brasil?

A Orientação chegou ao Brasil na década de 70, nomeadamente no ano de 1971 pela mão do Coronel Tolentino Paz. Ele foi o responsável máximo pela introdução e organização das primeiras competições militares de Orientação no Brasil.

Onde e quando surgiu a orientação?

O esporte surgiu em 1918 na Suécia. Existe uma história que relata que um dia um corredor, que era matemático, pensava que o tempo gasto para praticar uma atividade física era um tempo perdido para a mente. Assim, resolveu começar a solucionar problemas de matemática enquanto corria.

É INTERESSANTE:  Qual o significado das Olimpíadas para os gregos?

Quais são as regras básicas da corrida e orientação?

Regra 1 – Orientação é um esporte no qual os competidores navegam de forma independente através do terreno. Os competidores, auxiliados somente por mapa e bússola, devem visitar no menor tempo possível uma série de pontos de controle marcados no terreno.

No alvo