Sua pergunta: Quais valores podemos aprender com o esporte paralímpico?

O que podemos aprender com os atletas paraolímpicos?

O quesito superação é um dos principais tópicos da rotina dos esportistas paralímpicos. Eles vivem cotidianamente a necessidade de superação, especialmente na confiança que precisam ter em outra pessoa. E o respeito que eles esperam das pessoas – respeito que nós devemos ter, com a transparência que eles têm.

Qual a lição que podemos tirar através dos Jogos Paraolímpicos?

Uma das maiores lições que podemos tirar assistindo aos Jogos Paralímpicos é o valor da superação: não apenas a superação como desportista, mas, especialmente, a da própria deficiência. A atividade esportiva oferece aos atletas paralímpicos a oportunidade defender as cores de seu país.

É INTERESSANTE:  Por que é importante o mapa na corrida de orientação?

Quais os principais preconceitos com os esportes paralímpicos?

Os esportes paralímpicos sofrem preconceito por algumas pessoas da sociedade, como achar que são esportes fáceis, que não são competitivos. Porém os jogos paralímpicos são importantes porque permite a inclusão de pessoas com deficiência, seja ela física, mental, etc.

O que falta para se obter maior apoio para os esportes paralímpicos?

Segundo ela, as maiores dificuldades desses atletas estão ligadas ao transporte e à falta de treinadores e de apoio nutricional.

Qual a mensagem que os atletas paralímpicos passam ao mundo?

Sabe-se que uma das mensagens mais fortes que os atletas paralímpicos tentam repassar é que todos são iguais, e que isso não muda por conta de uma deficiência física. Vendo isso, vale a pena refletir sobre o que de fato significa a igualdade.

Qual a importância dos Jogos Paraolímpicos para os atletas?

“Historicamente, o esporte salvou vidas de pessoas com deficiência, principalmente no processo de reabilitação e, consequentemente, tiveram outros benefícios”, explicou Bruna Bardella, psicóloga do CPB. “Hoje, eu vejo que o esporte paralímpico melhora a autoestima, a autoconfiança e a capacidade motora do atleta.

Como os Jogos Paralímpicos são um exemplo de superação?

As atletas paralímpicas são exemplos autênticos de perseverança e esforço, não só para alcançar o sucesso pessoal, mas também na luta pela igualdade na competição de elite. Essa foi uma das conclusões do Debate Olhares Cruzados: “Mulheres e Esporte Paralímpicos: Superação sem limites, sem fronteiras”.

Por que é importante que se façam as Paralimpíadas?

A partir disso, estabelecemos que os objetivos das Paralimpíadas na escola seriam: proporcionar a todos vivências relacionadas à motricidade e motivar reflexões sobre educação inclusiva.

É INTERESSANTE:  Qual a diferença de uma corrida rasa para as outras?

O que você acha que deve ser feito para melhorar as conquistas dos atletas brasileiros nos Jogos Olímpicos?

Para que os atletas brasileiros se destaquem nos Jogos Olímpicos é necessário que eles tenham um maior apoio nas suas respectivas modalidades. Esse apoio deve ser feito a partir de investimento em centros de treinamento e incentivo ao esporte olímpico desde cedo.

Quais os preconceitos enfrentados pelos atletas que participam dos esportes adaptados?

Uma pesquisa inédita mostrou que 71% dos atletas paraolímpicos do Brasil já sentiram-se alvo de preconceito social. E grande parte ocorre nas ruas. Mulheres de 20 a 29 anos nas regiões Norte e Centro-Oeste foram as que mais se queixaram de rejeição.

Qual uma das maiores dificuldades dos atletas paraolímpicos hoje em dia e das pessoas com alguma deficiência?

Resposta. Resposta: O preconceito, e falta de apoio ou fé, a falta de apoio foi apontada como MAIOR dificuldade pelo treinador CUNHA. E o Winckler confirma, a maior dificuldade para os atletas paraolímpicos.

Qual a sua opinião porque a sociedade tem preconceito aos atletas paralímpicos?

Costa – É fato que a sociedade brasileira ainda tem preconceito contra o deficiente físico e o atleta paralímpico. … O que você está vendo nessas competições não é a deficiência física, é a superação de si mesmo na busca da melhor performance.

Quais as dificuldades dos atletas paraolímpicos para viver de esporte na atualidade?

A principal dificuldade dos atletas é começar o treino e ter acesso à informação, diz o coordenador técnico de atletismo do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Ciro Winckler, ao falar sobre as adversidades enfrentadas por aqueles que praticam esporte paraolímpico.

Qual é a relação entre o esporte paralímpico e inclusão?

Resposta. Resposta: as modalidades paralímpicas abrem as mentes mais fechadas, para que reconheçam o valor e a capacidade de portadores de deficiência, rompendo preconceitos, além de fazerem com que crianças e jovens deficientes saiam de si mesmos, superem quaisquer complexos de inferioridade e vivam.

É INTERESSANTE:  Porque o Messi vai sair do Barça?

Como os Jogos Paralímpicos podem ajudar na questão da inclusão?

O esporte para a pessoa com deficiência é um grande meio de reabilitação e inclusão, porque ele traz para a pessoa com deficiência o desenvolvimento das direções e da localização. “A gente aprende muito a desenvolver os sentidos a partir da prática esportiva”, confirma Flávio.

No alvo