Qual foi o objetivo da FIVB ao propor o mini voleibol como método de treinamento?

Qual o objetivo do Minivoleibol?

O Mini-Voleibol é uma metodologia moderna e eficiente, onde tem o objetivo principal desenvolver o prazer de jogar. Pode ser jogado em diversos lugares, necessita de um pequeno espaço, uma corda que funcione como rede e algumas bolas que se adéqüem as crianças praticantes.

Por que devemos ensinar o método do Minivoleibol como progressão dessa modalidade vôlei para seus alunos?

A criança aprende fazendo e brincando. Quanto mais fizer, mais aprende. O minivoleibol estimula o domínio de bola, tornando mais flexíveis as situações de jogo, com regras menos rígidas e adaptadas às capacidades momentâneas das crianças, trazendo uma pequena sobrecarga física e mental (BRANDL NETO, 2002).

Quais qualidades são desenvolvidas no mini vôlei?

Brincadeiras variadas e mini jogos podem colaborar para desenvolver nas crianças algumas habilidades básicas para futuras especializações, como agilidade, mobilidade, equilíbrio e ritmo, e também capacidades físicas como coordenação, velocidade e flexibilidade.

É INTERESSANTE:  Quais as melhores armas para tiro esportivo?

O que é Minivolei?

Minivoleibol é simplesmente um jogo colectivo – EDUCATIVO – que procura estimular o interesse pela prática desportiva em geral, e do voleibol em particular, dirigido e adaptado às capacidades reais dos seus praticantes.

Qual a importância do Minivoleibol como estratégia objetivos e desenvolvimento de ensino e aprendizagem do voleibol convenciona?

Em decorrência desse fato, o minivoleibol é praticado de forma a ensinar o básico do voleibol de maneira lúdica além de auxiliar no desenvolvimento motor de habilidades interessantes para o vôlei.

Qual a faixa etária do mini-voleibol?

A partir da idade de 10 anos, as crianças podem participar do Mini-Voleibol. O Mini-Vôlei será disputado pelo sistema de Grupos na 1ª fase e se necessário nas demais fases ou eliminatória Simples conforme chaveamento, sendo que grupos serão sorteadas durante o Congresso Técnico.

Qual a importância de trabalhar os movimentos básicos para aprendizagem do voleibol com as crianças de 2 a 5 anos?

O Vôlei, como um esporte coletivo, é considerado fundamental para crianças e adolescentes, pois estimula o desenvolvimento psicomotor, possibilitando vivências no meio escolar e contribuindo para estabelecer a organização da imagem corporal.

Como ensinar Minivoleibol?

Duas equipes de 6 a 10 alunos em cada lado, dispostas na quadra de voleibol separadas pela rede, com uma bola de voleibol. A bola deve passar na mão de todos da equipe e o último deve lançar a bola p/ o outro lado da quadra, fazendo com que a outra equipe não pegue.

Quais são os aspectos táticos trabalhados em cada fase de aprendizado do Minivoleibol?

São ensinados os primeiros princípios táticos, como formação inicial, movimentos de acordo com as situações de jogo, cooperação com o colega, observação do oponente e posicionamento na quadra. Contínuo desenvolvimento da preparação física básica, através de movimentos rápidos na direção da bola.

É INTERESSANTE:  Você perguntou: Qual o objetivo do esporte de aventura?

Quais as regras do Minivoleibol?

lançada por cima da rede para o campo adversário (saque por baixo). saque é válido se a bola não tocar um jogador ou qualquer objeto sobre ou ao lado da quadra. das mãos, um braço ou qualquer parte do corpo. Somente um breve contato com a bola é permitido ao jogá-la ou cortá-la por sobre a rede.

Quais são as fases do mini vôlei?

Fases do mini-voleibol

  • Base ao mini-voleibol;
  • Preparação para o mini-voleibol;
  • Introdução para o mini-voleibol;
  • Aperfeiçoamentos ao Mini-voleibol – Baby-voleibol;
  • Mini-voleibol – Transição para o voleibol.

16.03.2016

Quais são os principais aspectos cognitivos que o voleibol trabalha?

O aprendizado do voleibol promove benefícios nestes aspectos, tais como: # Cognitivo: Conhecimento de técnica, táticas e regras do jogo; descoberta e transmissão das noções elementares do voleibol.

Quem criou o Mini Vôlei?

Mini-voleibol surgiu em 1960, na Alemanha pelos professores liderados por f. mahlo sugeriram a adoção de métodos científicos no direcionamento das atividades a serem desenvolvidas nas escolas pelas crianças, visando minimizar os problemas e lacunas existentes por ocasião de passagens para o ensino esportivo.

Quais são os tipos de saque no Minivôlei?

O saque é o primeiro ataque do jogo, é importante para o atleta conhecer mais de um tipo de saque. Os mais conhecidos tipos de saque são: Saque por Baixo,Saque por Cima (tipo tênis), Saque Lateral, Saque Lateral por Baixo (“Jornada nas Estrelas”) e Saque em Suspensão (“Viagem ao Fundo do Mar”).

Quais são os fundamentos básicos do voleibol?

FUNDAMENTOS BÁSICOS

Os principais fundamentos são: o saque, a recepção ou passe, o levantamento, o ataque (cortada), o bloqueio e a defesa. SAQUE: O saque ou serviço marca o início de uma disputa de pontos no voleibol.

É INTERESSANTE:  Qual é o nome da entidade responsável pelo badminton no Brasil?
No alvo