Quais segmentos corporais são mais exigidos durante uma partida de tênis quais as capacidades físicas envolvidas?

Quais são as capacidades físicas principais envolvidas no jogo de tênis?

Dentre as capacidades mais requisitadas durante um jogo de tênis podemos citar:

  • Força explosiva;
  • Agilidade;
  • Resistência anaeróbia;
  • Resistência aeróbia;
  • Resistência de força;
  • Resistência de força rápida;
  • Velocidade de reação;
  • Flexibilidade;

29.06.2018

Quais segmentos corporais são mais exigidos durante uma partida de tênis?

No saque, tem sido mostrado que a maior contribuição para a velocidade final da raquete foi em ordem de importância: rotação interna do braço, flexão do punho, adução horizontal do braço, pronação do braço e movimento do ombro para frente (ELLIOT et al., 1995).

Quais os segmentos corporais são mais exigidos durante uma partida de tênis e tênis de mesa?

A articulação do tornozelo é muito exigida durante uma partida de tênis, em função dos vários deslocamentos laterais, anteriores e posteriores (gerando carga nos membros inferiores de 1,5 a 2,7 vezes o peso do corpo), dos picos de velocidades elevados alternados com paradas bruscas, dos tipos de quadras (algumas mais …

É INTERESSANTE:  Quais os nomes das quatro posições dos jogadores de handebol?

Qual é a capacidade física predominante no tênis?

No tênis não existe essa predominância de uma capacidade. Ele exige qualidades a serem desenvolvidas em função da técnica, movimentos e intensidade peculiares que obrigam ao treinamento de força, velocidade, resistência e agilidade. É necessário que todas essas capacidades citadas estejam harmoniosamente em equilíbrio.

Quais as capacidades físicas envolvidas na ginástica artística?

Entre as capacidades físicas bastante exigidas na GA estão a flexibilidade,a força e a potência (Tricoli & Serrão, 2005). A flexibilidade pode ser definida como a amplitude de movimento disponível em uma articulação ou grupo de articulações (Alter, 1999).

Quais as capacidade físicas utilizadas durante um jogo de tênis de quadra e de que forma são utilizadas?

Dentre as capacidades físicas existentes, as mais exigidas são flexibilidade, força e resistência cardiovascular, aonde foram encontrados estudos que mostram importância e melhorias significativas.

Quais as habilidades motoras e capacidades físicas que a prática do tênis de mesa desenvolve?

Para Marinovic, Iizuka e Nagaoka (2006), as capacidades motoras mais importantes envolvidas na prática do Tênis de Mesa são: velocidade de reação, velocidade de movimento, orientação espacial, potência e resistência de potência.

Quais são as capacidades físicas do patinação?

“Trabalha a capacidade cardiorrespiratória, o equilíbrio, a percepção corporal”, cita a professora de educação física e de patinação Fátima Figueiredo. Com modalidades diferentes que podem ser escolhidas de acordo com o perfil de cada um, a atividade pode ser praticada por pessoas de diversas idades.

São ações relacionadas ao tênis?

Os quatro golpes analisados foram: golpe de direita(forehand), golpe de esquerda(backhand), voleio ou smash e saque. Os resultados apontam que os tenistas juvenis analisados apresentam alguns índices quantitativos inferiores quando comparados com dados de tenistas profissionais. Unitermos: Tênis de campo.

É INTERESSANTE:  Qual o nome do segundo período do Muay Thai?

Quais são as capacidades físicas predominantes no tênis de mesa?

Segundo TENGUAN (2006), “as capacidades motoras no tênis de mesa são: velocidade de reação, velocidade de movimento, orientação espacial, potência e resistência de potência”.

Quais são as pontuações do tênis de mesa?

O jogo é disputado numa melhor de sete games, sendo que um game é vencido pelo primeiro jogador a fazer 11 pontos. Caso o placar fique empatado em 10 a 10, um dos jogadores deve abrir uma vantagem de dois pontos para que vença o game.

Quais são os tipos de empunhadura no tênis de mesa?

Os principais tipos de empunhadura utilizadas no tênis de mesa são: caneta e clássica. A caneta é a empunhadura em que o jogador segura a raquete como se estivesse segurando uma caneta de modo que o polegar e o indicador fiquem na parte da frente da raquete e os outros três dedos na parte de trás.

O que são as capacidades físicas?

Capacidades Físicas são definidas como todo atributo físico treinável num organismo humano. Em outras palavras, são todas as qualidades físicas motoras passíveis de treinamento comumente classificadas em diversos tipos.

Quais são as capacidades físicas do ser humano?

Antes de tudo, quando falamos em capacidades físicas, estamos falando em competências condicionantes da vida humana, ou seja, são qualidades físicas que utilizamos diariamente para realizar os mais diversos movimentos: resistência, força, flexibilidade, agilidade e velocidade.

No alvo