O que são os Jogos Olímpicos Especiais?

Qual é a missão dos Jogos Olímpicos Especiais?

Nossa missão é proporcionar treinamento e competições esportivas para atletas com deficiência intelectual durante todo o ano em diversas modalidades olímpicas, dando, assim, oportunidade para que: Desenvolvam suas aptidões físicas. Demonstrem coragem.

Qual a importância das Olimpíadas Especiais?

Com mais de 50 mil atletas que se dividem em treinamentos e competições durante o ano em nove estados brasileiros, as Olimpíadas Especiais Brasil buscam a inclusão da pessoa com deficiência intelectual através do esporte e com suporte para a família e a comunidade, inclusive nas escolas.

O que são os Jogos Olímpicos?

Os jogos olímpicos são realizados há mais de 2 mil anos para estimular a competição sadia entre os povos dos cinco continentes. Considerado o maior evento esportivo do planeta, os Jogos Olímpicos têm como objetivo estimular a competição sadia entre os povos dos cinco continentes.

Quem pode participar do Special Olympics?

Para poder participar da Special Olympics, um atleta deve ter pelo menos 8 anos de idade e: 1. ter sido avaliado por uma instituição ou profissional como portador de deficiência intelectual; ou 2. apresentar atraso cognitivo (aprender mais devagar do que seus colegas) de acordo com medidas padrão; ou 3.

É INTERESSANTE:  Você perguntou: Qual a origem das ginásticas alternativas?

Qual o público da Olimpíada Especial?

Por volta de 2,5 milhões de atletas de todas as idades em quase 200 países e territórios estão envolvidos nas competições das Special Olympics.

Qual a diferença entre os Jogos Olímpicos e os Jogos Olímpicos Especiais?

Resposta. Resposta: Olimpíadas e Jogos Olímpicos não são a mesma coisa; entenda. … Já entre 5 a 21 de agosto de 2016 ocorrem os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro ou os Jogos da Olimpíada, que é o evento esportivo propriamente dito.

Qual a importância dos Jogos Olímpicos para a paz mundial?

Resposta: Explicação: Os jogos olímpicos ocuparam um espaço importante na vida de atletas por todo o mundo. Isso porque, os jogos conseguiram reunir atletas de diferentes modalidades esportivas que se juntam e se reunem com o objetivo de celebrar o esporte.

O que eram e para que serviam os Jogos Olímpicos?

Os Jogos Olímpicos da Antiguidade eram um festival religioso e atlético da Grécia Antiga, que se realizava de quatro em quatro anos no santuário de Olímpia, em honra de Zeus. A data tradicional atribuída à primeira edição dos Jogos Olímpicos é 776 a.C..

Como as pessoas com deficiência participa de competições nacionais e internacionais?

Jogos Paralímpicos ou Paraolímpicos é o maior evento esportivo mundial envolvendo pessoas com deficiência. … Além de modalidades adaptadas, como atletismo, natação, basquetebol, tênis de mesa, esqui alpino e curling, há esportes disputados exclusivamente por deficientes, como bocha, goalball e futebol de cinco.

Como é as Olimpíadas atualmente?

Atualmente, ocorrem com uma diferença de dois anos. Em 2016, o Brasil sediou os Jogos de Verão. A cidade-sede foi o Rio de Janeiro. … Os antigos jogos gregos duraram até 393 d.C. Após um longo intervalo, o evento foi retomado no final do século XIX, passando a ser chamado de Olimpíadas Modernas.

É INTERESSANTE:  Você perguntou: O que é o referencial Sócio educativo de ensino do esporte?

Como são as Olimpíadas de hoje em dia?

Atualmente os Jogos são realizados a cada dois anos, em anos pares, com os Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno se alternando, embora ocorram a cada quatro anos no âmbito dos respectivos Jogos sazonais. … No século XIX, o Barão Pierre de Coubertin fundou o Comitê Olímpico Internacional (COI) em 1894.

Qual é a origem dos Jogos Olímpicos?

Os Jogos Olímpicos se originaram em Olímpia (Grécia antiga) em meados de 776 a.C. Naquele período, os jogos eram realizados em homenagem aos deuses gregos, sendo que Zeus era o mais homenageado. … Os primeiros jogos olímpicos da era moderna foram realizados em Atenas, em 1896.

Quais tipos de deficiências podem participar das Special Olympics *?

A Special Olympics (Olimpíadas Especiais) é a 2ª maior organização e movimento de esportes do mundo, e a 1ª entidade de inclusão social de pessoas com deficiência intelectual (causas genéticas, como Síndrome de Down, déficit intelectual, atraso no desenvolvimento, alguns casos de autismo etc.

Quais competições esportivas recebem pessoas com deficiência intelectual?

São elas: atletismo, natação e tênis de mesa. Todas com classe única para este tipo de deficiência, T20, S14, TT11, respectivamente. Há outras modalidades para atletas com deficiência intelectual, porém, não fazem parte dos Jogos por decisão do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês).

Em que local aconteceu as olimpíadas especiais de Seattle?

O movimento das Olimpíadas Especiais em Washington foi incorporado em 1975 como uma organização sem fins lucrativos que por vários anos foi administrada por grupos voluntários da comunidade local.

No alvo