Quem é considerado Pai da corrida de orientação?

Quem é considerado o pai da corrida de orientação?

O escoteiro Killander viveu de 1882 a 1958 e é considerado o pai da Corrida de Orientação por ter conduzido, para esta nova modalidade de esporte, os jovens que se afastavam da corrida e do atletismo. Década de 1930 e 1940 Este período é marcado por muitos avanços tecnológicos na modalidade.

Quem foi o criador da corrida de orientação?

Modalidade desportiva de ar livre que tem a sua origem na Suécia no ano de 1918 com o Major e Escuteiro E. Killander. O objetivo é realizar um percurso em contrarrelógio, definido por um conjunto de pontos de controlo, marcados num mapa, que terão que ser encontrados pelo praticante.

Onde foi criada a corrida de orientação?

O esporte nasceu nos países nórdicos por volta do ano 1850. Os militares trouxeram o esporte para o Brasil na década de 70 e em janeiro de 1999 foi fundada a Confederação Brasileira de Orientação (CBO).

Quando e onde surgiu a corrida de orientação?

Apesar de pouco popular no Brasil, a corrida de orientação é um esporte bastante praticado em outros países como a Suécia, a Finlândia e a Noruega. O esporte surgiu em 1912 com atletas de atletismo que antes, apenas corriam.

O que é a corrida de orientação?

A Corrida de Orientação, ou simplesmente ORIENTAÇÃO é uma moderna modalidade desportiva que usa a própria natureza como campo de jogo. É um desporto em que o praticante tem que passar por pontos de controle (PCs) marcados no terreno, no menor tempo possível, com o auxilio de um mapa e de uma bússola.

É INTERESSANTE:  Quais as principais características dos atletas de alto rendimento?

Quem influenciou a corrida de orientação no Brasil?

A Orientação chegou ao Brasil na década de 70, nomeadamente no ano de 1971 pela mão do Coronel Tolentino Paz. Ele foi o responsável máximo pela introdução e organização das primeiras competições militares de Orientação no Brasil.

Quem foi o primeiro presidente da Confederação Brasileira de Orientação?

Foi fundada em 11 de janeiro de 1999, na cidade de Guarapuava, Paraná, em assembléia geral presidida por César Valmor Cordeiro, então presidente da Federação Gaúcha de Orientação, sendo eleito como primeiro presidente José Otavio Franco Dornelles, a qual passou a administrar o desporto orientação no Brasil.

Quando surgiu a orientação?

A orientação (em sueco: orientering) começou na Suécia por volta de 1918. Conta-se que um corredor de fundo, matemático, considerando que o tempo gasto a praticar a atividade era um tempo perdido para a mente, resolveu começar a solucionar problemas de matemática enquanto corria.

Como a orientação chegou ao Brasil?

A Orientação chegou ao Brasil em 1971, trazida pelo Coronel Tolentino Paz, que organizou as primeiras competições, na época exclusivamente para militares. De acordo com o orientista Luciano Oliveira, do Clube de Orientação de Curitiba (COC), o esporte é muito forte na Europa, principalmente nos países nórdicos.

No alvo