O que é o side out no voleibol?

O que é Side-out no vôlei?

O side-out é o complexo de jogo que engloba os momentos de recepção ao serviço, construção do ataque e ataque (Monge, 2003). O side-out é o complexo de jogo do voleibol que apresenta uma estrutura mais estável, regular, previsível. … Porém, assume especial relevo no jogo masculino actual de alto nível.

O que são os complexos de jogo no voleibol?

A maioria das pesquisas em Análise da Performance tem dividido o jogo de voleibol em somente dois complexos: Complexo I (KI) ou side-out (que consiste na receção ao serviço, distribuição e ataque) e Complexo II (KII) ou transição ao side-out (contra-ataque ao side- -out, que consiste no serviço, bloqueio, defesa e …

O que é bola de diagonal no vôlei?

Diagonal ou Paralela: indica a direo da trajetria da bola no ataque, em relao s linhas laterais da quadra.

O que é bloqueio ofensivo no vôlei?

O bloqueio é uma ação técnico-tática defensiva e ao mesmo tempo ofensiva do voleibol que consiste em interceptar ou amortecer o ataque da equipe adversária. … Há também a ação ofensiva já que outro objetivo é rebatê-la na quadra adversária através da invasão do espaço adversário (bloqueio ofensivo).

É INTERESSANTE:  Questão: Quantas provas de campo tem o atletismo?

Quais são os fundamentos básicos do voleibol?

FUNDAMENTOS BÁSICOS

Os principais fundamentos são: o saque, a recepção ou passe, o levantamento, o ataque (cortada), o bloqueio e a defesa. SAQUE: O saque ou serviço marca o início de uma disputa de pontos no voleibol.

Quais fundamentos compõe o complexo 1 ou K1?

K1: a recepção do saque em conjunto com o levantamento e a defesa (ataque); K2: toda a sequência com início na defesa do ataque adversário, após K1, seguida pelo levantamento e o ataque (contra-ataque);

Qual a dinâmica do jogo de voleibol?

a dinâmica do vôlei pode ser compreendida por meio de análise da sequência das situações básicas que sempre se repetem no jogo: o saque, a recepção,o levantamento, o ataque, a cobertura do ataque, o bloqueio, a cobertura do bloqueio e a defesa.

Porque o voleibol é um esporte complexo?

O voleibol é considerado um dos esportes de mão mais difícil de ser bem jogado, pois possui particularidades em sua prática como: toque particular na bola; regras que limitam o número de passes; seu campo com pequena dimensão e dividido igualmente por um plano vertical (rede); seu objetivo de jogo (a bola tem que …

O que é diagonal ou paralela no voleibol?

Diagonal ou Paralela

Indica a direção da trajetória da bola no ataque, em relação às linhas laterais da quadra. Uma diagonal de ângulo bastante pronunciado, com a bola aterrissando na zona frontal da quadra adversária, é denominada “diagonal curta”.

O que é a recepção no voleibol?

Recepção

A jogada de defesa que recebe o saque é chamado de recepção. Uma recepção bem feita possibilita um desempenho melhor no ataque da equipe. A recepção costuma ser realizada através do toque ou da manchete.

Qual é a função do oposto?

Oposto. O oposto é o jogador que sempre ocupa a posição oposta ao levantador. A principal função dele é o ataque, por isso ele deve estar posicionado de forma a receber o passe do levantador.

É INTERESSANTE:  Qual a melhor alimentação para quem pratica corrida?

Como é feito o bloqueio no vôlei?

O aluno deverá estar de frente para a rede; com os joelhos semi-flexionados; com os cotovelos na altura e na direção dos ombros; palmas das mãos voltadas pra frente. Pode ser necessária a execução de passadas para ajustar o corpo ao local que vai ser realizado o ataque.

Quais jogadores podem fazer o bloqueio no vôlei?

Somente os jogadores da linha de frente podem executar um bloqueio. Não é permitido bloquear um saque.

Em que momento acontece o bloqueio no vôlei?

É a ação de interceptar a bola vinda do campo adversário (exceto o saque) estendendo-se os braços e as mãos espalmadas acima do bordo superior da rede. O bloqueio ocorre efetivamente quando a bola toca no bloqueador.

No alvo